Artista Convidada: Sílvia Real com Simone Andrade, Bárbara Ramires 6 > 8 JUN 2018, 18h00 - 20h00 Escola Básica 1º Ciclo de Sta Maria, Lagos Formação dirigida a professores do Ensino Básico Participação gratuita, sujeita a inscrição através de: joana.duarte@casabranca-ac.com / 963 579 289
Construir a expressão dramática no contexto de sala de aula – a partir da parceria entre artistas e professores.
Oficina de vertente prática direcionada para a importância da parceria entre o professor / turma e artistas no contexto de sala de aula, numa reflexão conjunta sobre como a experiência de trabalho a longo prazo pode produzir mudanças na aprendizagem dos alunos e na sua construção enquanto cidadãos.
Aliar a formação pedagógica e académica do professor à experiência e formação do artista e à avidez de conhecimento e de crescimento dos alunos como passo fundamental para um experiência forte e rica para todos.
Partindo da vasta experiência pedagógica e artística da coreógrafa Sílvia Real de trabalho regular e de longa duração com crianças & adolescentes entre os 6 e os 14 anos, esta formação é realizada no âmbito de Gymnasium, projecto que propõe a implementação em várias escolas de Lagos de um programa regular de formação e experimentação artística dirigido a crianças e jovens ao longo de cada ciclo lectivo, e acontece de forma paralela a um atelier que a artista irá desenvolver com uma turma do 3º ano da Escola Básica de Sta. Maria.
Sílvia Real iniciou os seus estudos em Dança Clássica com Luna Andermatt. Estudou no London Studio Centre, London Contemporary Dance School e Lee Strasberg Theatre Institute. Foi intérprete de vários coreógrafos, nomeadamente João Fiadeiro, Vera Mantero, Miguel Pereira, Francisco Camacho e Filipa Francisco. Ensina regularmente e foi docente na Escola Superior de Teatro e Cinema (2007 / 11). Em 1997, juntamente com o músico Sérgio Pelágio, criou as Produções Real Pelágio, onde dirigiu vários espectáculos, destacando a trilogia Casio Tone, Subtone e Tritone.
Por considerarem que se trata de um princípio básico do seu trabalho, desde 1998 que as Produções Real Pelágio realizam oficinas para crianças, estimulando a sua sensibilidade artística. Em 2013, e na sequência do seu percurso, criam o Centro de Formação Artística Teatro da Voz (antigo Teatro da Graça / Lisboa) coordenado por Sílvia Real, em estreita parceria com a Escola Voz do Operário e a EIRA. Desde 2012 trabalha com crianças num regime regular: Projecto Orquestra Geração (2011 / 13), Escola Voz do Operário (desde 2011), entre outros projectos. É directora artística do Grupo 23: silêncio!.
Este colectivo de crianças, adolescentes e adultos estreou o primeiro espectáculo E se tudo fosse amarelo? na Culturgest em 2015 e teve seguidamente uma digressão por várias cidades. O Grupo 23: silêncio! editou em 2015 o livro / DVD: Isto é uma cocriação!: anti-manual de criação artística na infância.
Simone Andrade é consultora em direitos humanos, tem vindo a explorar e a desenhar métodos criativos, participativos e experienciais de aprendizagem, para traduzir os direitos humanos em ferramentas de acção e transformação social. Bárbara Ramires é Professora do ensino Básico e Directora Pedagógica do 1º ciclo na Escola A Voz do Operário (Lisboa). Colaboram com Sílvia real no colectivo Grupo 23: silêncio!
Produção: casaBranca
Parceria: Agrupamento Escolas Júlio Dantas, Agrupamento Escolas Gil Eanes, Câmara Municipal de Lagos
Apoio: LAC, Messe Militar de Lagos, Centro de Formação Dr. Rui Grácio
Oficina dinamizada no âmbito do Centro de Formação Artística Fora de Portas, um projecto da Real Pelágio com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Direcção-Geral das Artes e SIB A Voz do Operário