© Vasco Célio

MUNDOS INTERIORES

Artistas Convidados: Ana Borralho & João Galante
13 > 17 Fev 2023 - Escola Secundária Gil Eanes, Lagos
Oficina - 13 a 16 FEV
Apresentação - 17 FEV, 10h - 12h (performance contínua de 2h)

MUNDOS INTERIORES é uma performance / instalação que explora a fronteira entre o espectador e a obra, através de um convite para escutar os sussurros de um grupo de jovens.

Deitados no chão, de olhos fechados e sem movimento evidente, nada aparenta acontecer no exterior.
É assim exigida ao público uma aproximação, um avanço na intimidade dos corpos, para que se dê uma partilha deste mundo interior. Nessa intimidade somos interceptados por textos literários, as palavras de diversos autores contemporâneos são-nos sussurradas dentro de uma ténue fronteira íntima. O espectador é convidado a entrar, a circular e a sair conforme a sua vontade.

Ao longo de cinco dias Ana Borralho & João Galante irão trabalhar com uma turma do 10º ano, num atelier de preparação desta obra que se irá centrar na leitura conjunta de excertos de textos de autores que cultivam uma escrita autobiográfica ou que partem de experiências pessoais como motor da sua escrita. A partir de uma prática diária, realizam-se exercícios de aquecimento e concentração por forma a pensar a relação público-performer e a predisposição a uma proximidade dos corpos.

O trabalho culmina numa apresentação informal dirigida à comunidade educativa e também aos pais e encarregados de educação, que se irá realizar no ginásio da Escola Secundário Gil Eanes.



Ana Borralho & João Galante são um casal na vida, uma entidade com dois corpos, elemento biográfico essencial para a compreensão do seu trabalho, que tem marcado presença continuada em diversos festivais e salas nacionais e internacionais.
Na década de 90 trabalharam juntos como actores/co-criadores, com o grupo de teatro OLHO.
Desde 2002, trabalham em parceria nos campos da performance-art, dança, instalação, fotografia, som e vídeo.
Das suas obras destacam-se ATLAS (2011), SÓ HÁ UMA VIDA E NELA QUERO TER TEMPO PARA CONSTRUIR-ME E DESTRUIR-ME (2015), GATILHO DA FELICIDADE (2017), entre muitas outras.
Em conjunto com Mónica Samões, fundaram a Associação Cultural casaBranca.
São directores artísticos do Festival Verão Azul – Festival Transdisciplinar dedicado à promoção e difusão da criação contemporânea no Algarve.