no body never mind, 003

De: Ana Borralho & João Galante
Estreia: Culturgest (Lisboa, Portugal / 2006)
Duração: 90"

no body never mind, 003 faz parte do projeto NBNM, que consiste em três peças que abordam os temas corpo / mente, exterior / interior, emoção / sentimento, eu / outros.

no body never mind, 003 é uma performance / instalação para dois performers e um artista sonoro. Os performers estão deitados no chão, com os olhos fechados, numa posição que parece ter sido escolhida ao acaso, bastante imóvel. Cada um deles tem dois microfones ligados ao corpo: um na garganta (emitindo sons ao vivo de respiração, balidos, gigler, etc.) que vai para um amplificador de guitarra, e o outro no peito (sons ao vivo de batimentos cardíacos e do estômago) vai para um PA e é manipulado pelo artista sonoro.

O público pode andar à volta ou deitar-se no espaço. Os dois intérpretes estão separados na sala, o que significa que cada som está mais próximo do intérprete que o produz. Assim, o público pode aperceber-se de que som é produzido por que intérprete.

Em no body never mind, 003, o som do corpo é transformado numa paisagem sonora que ecoa com a nossa própria perceção do corpo: fluidos, pulsações, circulações, fluxos. Neste projeto estamos interessados em explorar, através do som, a relação entre o corpo social e o corpo biológico na sociedade contemporânea, concentrando-nos na relação entre o espetador e a obra.


Conceito e performance: Ana Borralho & João Galante
Colaboração artística : Atsushi Nishijima (sound artist)
Colaboração dramatúrgica: Fernando Ribeiro
Design de luz: Ana Borralho, João Galante, Thomas Walgrave

Co-produção: alkantara (Lisboa) e Panorama de Dança (Rio de Janeiro), casaBranca
Apoios: European Cultural Foundation, Gabinete de Relações Culturais Internacionais (Portugal), Instituto Camões, Telemar (Brasil), JGM, Forum Dança, re.al, Fundação Calouste Gulbenkian
Agradecimentos: Bojana Bauer, Helena Inverno, Jorge Bragada, João Fiadeiro, João Garcia Miguel, Marie Mignot, Patrícia Leal, Pedro Costa, artistas em residência no lab 12.2 / atelier re.al.