© José Pelicano

VAIVEM

De: Mónica Samões e José Pelicano
Estreia: CCL - Centro Cultural de Lagos (Lagos, Portugal / 2014)
Duração: 40"

«De forma que tudo corria bem até que começou a inverter já não a ordem das palavras na oração juntamente com a ordem das orações no período, mas a das letras nas palavras juntamente com a das sílabas nas palavras juntamente com a das orações no período. Estes sons de início eram sons que não eram perfeitamente claros. Mas em breve comecei a habituar-me e então passei a perceber.»
Samuel Beckett in Watt


VAIVEM é um jogo-performance, um tabuleiro de exploração de formas e mapas sonoros, um espaço experimental onde um grupo de crianças se envolve num processo lúdico de (des)organização e (des)construção da linguagem através da manipulação das peças que o compõem.
Tendo como ponto de partida a ideia de aleatoriedade, repetição e (de)composição semântica, propõe um mecanismo simples que sobrepõe uma partitura de som a uma partitura de acção, num movimento permanente de reorganização do som e do significado.

© Jorge Pereira

Centrado na pesquisa em torno dos múltiplos métodos de organização e composição da linguagem, este é um projecto de experimentação e criação artística dirigido a crianças com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, e foi realizado na Escola das Naus em Lagos ao longo de um ano lectivo.

A primeira fase do trabalho – Radio.Lab VAIVEM – integrou um atelier de experimentação realizado na própria escola, e terminou com a edição de um objecto/registo sonoro de uma peça de rádio-arte construída com as crianças.

O processo e métodos de pesquisa deste espaço laboratorial apontaram caminho para esta segunda iteração do projecto, onde se procurou dar corpo a toda matéria linguística, sónica e ambiental explorada no Rádio.Lab, materializando-a num formato de jogo / performance realizada pelas próprias crianças.