© Alípio Padilha

SUBLINHAR – Espectáculo de Dança para crianças

Artista Convidada: MARTA CERQUEIRA
8 OUT 2021 / 10h30 + 14h30 
CCL - Centro Cultural de Lagos

Celebramos o início de mais um ano lectivo e de mais uma edição de Gymnasium com a apresentação de um espectáculo de dança para crianças – SubLinhar – da coreógrafa e bailarina Marta Cerqueira, a nossa primeira artista convidada, que irá também realizar um Atelier de Dança na E.B.1 Bairro Operário, onde irá trabalhar com uma turma de crianças do 4º ano.

SubLinhar tem como elemento cénico uma linha. Marta Cerqueira é a criadora e a bailarina em palco.
Para se escrever a palavra SubLinhar é preciso um ponto e traçar linhas com a mão. Para se dizer a palavra SubLinhar é preciso que um conjunto de sons saia da nossa boca. Mas há quem seja de poucas palavras… E o que é que acontece quando ficamos sem palavras?
Se retirarmos Linha à palavra Sub(Linha)r podemos usá-la para desenhar no espaço, insinuar formas, texturas, acentuar movimentos, definir direcções ou percursos que nos levam a mudar de lugar, fazer perguntas ao mundo e crescer.
Nessas trajectórias o corpo “também fala”, repleto de ossos, tendões e músculos experiencia o aqui e o agora.


Criação e Interpretação: Marta Cerqueira
Co-criação: Inês Campos
Objectos: João Calixto
Luz: Carin Geada
Música: Simão Costa
Figurino: Benedetta Maxia
Apoio administrativo: MãoSimMão – Associação Cultural
Co-produção: LU.CA Teatro Luís de Camões, Materiais Diversos, Teatro Municipal do Porto / Festival DDD – Dias da Dança
Residências Artísticas e espaço de ensaio: Estúdios Vítor Córdon / Em Trânsito, Teatro Maria Matos, Centro Cultural do Cartaxo, SMUP, Teatro da Voz / Eira, Pró- Dança
Agradecimentos: Ricardo Tabosa, Tiago Cerqueira
Co-Apresentação Lagos: Materiais Diversos

Marta Cerqueira é bailarina profissional desde 2001. Dedica-se à pesquisa e concepção de diversos projectos de criação artística, principalmente na área das artes performativas (dança e teatro) e também através de trabalhos de instalação, vídeo e cinema. Trabalhou para diferentes companhias e coreógrafos independentes fazendo espectáculos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Grécia, Líbano, Suécia, Noruega, Finlândia, Escócia, Canadá, Argentina e Brasil, nomeadamente no contexto de festivais internacionais.