Artista Convidado: Simão Costa 18 > 21 Jan 2022 E.B. 1 de Chinicato, Lagos
Ouvir e fazer som, abraçando criatividade musical como se fosse uma expressão plástica.
Em vez de cores usamos sons! Usamos sons em vez de cores!
Inspirados na criação musical contemporânea, com a ajuda de novas e menos novas tecnologias, pintamos com sons, preenchendo a linha do tempo até ser música. Acordamos os compositores e improvisadores musicais que todas as crianças têm dentro de si, à espreita. À escuta!
Tirando partido de diversos dispositivos tecnológicos, tais como altifalantes sub-woofers, ecrãs tácteis, sensores de movimento ou de toque, organizados através de programação informática específica, ISAsoundbox participa num desafio de reinvenção tecnológica. Contrariando a obsolescência da alta tecnologia contemporânea, tablets descontinuados e comandos de consolas de videojogos (entre outros dispositivos) são reprogramados e reconfigurados com o objectivo de expandir o enorme potencial que novas relações entre este género de objectos permitem alcançar.
Um projecto de Simão Costa e João Calixto
Workshop orientado por Simão Costa
Simão Costa – Pianista e compositor formado pela Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa e Codarts Rotterdam – University of the Arts.
Curioso por natureza e auto-didacta por convicção, este artista multifacetado abraça a composição musical, artes digitais e interactivas, artes visuais, construção de instrumentos e software, na busca das ferramentas necessárias ao seu percurso multidisciplinar, fomentado por relações com outras áreas disciplinares de natureza artística ou em diálogo com a ciência e novas tecnologias. Disciplinas como neurociências, percepção e psico-percepção, acústica musical ou estudos sobre sinestesia são recorrentes no seu trabalho e investigação artística.
Desenvolve projectos de criação, assinando a solo ou em co-criação com outros artistas, nomeadamente Dança de Materiais Inertes (em colaboração com Marta Cerqueira), YPSC.Tranduction, (em colaboração com Yola Pinto), SAS Orkestra de Rádios (em colaboração com Ana Trincão e Sónia Moreira) e ISAsoundbox (em colaboração com João Calixto). Criando também nas áreas das artes visuais, participa em exposições individuais e colectivas desde 2007. O seu trabalho foi apresentado em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Polónia, Holanda, Reino Unido, Itália, Suécia, Áustria, Estónia, Roménia, Brasil, Chile e Uruguai.