© Alípio Padilha

SIMÃO COSTA – ISAsoundbox

Artista Convidado: SIMÃO COSTA
Atelier #1 - 23 > 27 JAN 2023
Atelier #2 - 28 > 31 MAR 2023
Atelier #3 - 22 > 26 MAI 2023
E.B. 2.3 Tecnopólis, Lagos

ISAsoundbox é um projecto de criação e mediação artística com co-direcção do cenógrafo e artista plástico João Calixto e do pianista e compositor Simão Costa.
Está estruturado como uma colecção de esculturas / caixas sonoras em que as crianças são convidadas a experimentar o SOM de forma tácita e interactiva.

Em diálogo estão criação sonora, novas tecnologias e cooperação em grupo. Tem sido apresentado em todo o país com todo o tipo de públicos, independentemente da sua condição motora, cognitiva ou operativa.
Os jogos de experimentação são adaptados caso a caso em função das especificidades de cada grupo e de cada participante.

Este projecto marca o regresso do Artista Simão Costa ao Gymnasium num trabalho que irá realizar ao longo do ano lectivo de 2022-23 com uma turma do 5º ano da E.B. 23 Tecnopólis e que se estrutura em 3 ateliers de experimentação e composição musical e culmina com uma apresentação final aberta à comunidade educativa.


Pianista e compositor formado pela Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa e Codarts Rotterdam – University of the Arts.
Curioso por natureza e auto-didacta por convicção, este artista multifacetado abraça a composição musical, artes digitais e interactivas, artes visuais, construção de instrumentos e software, na busca das ferramentas necessárias ao seu percurso multidisciplinar, fomentado por relações com outras áreas disciplinares de natureza artística ou em diálogo com a ciência e novas tecnologias. Disciplinas como neurociências, percepção e psico-percepção, acústica musical ou estudos sobre sinestesia são recorrentes no seu trabalho e investigação artística.
Desenvolve projectos de criação, assinando a solo ou em co-criação com outros artistas, nomeadamente Dança de Materiais Inertes (em colaboração com Marta Cerqueira), YPSC.Tranduction, (em colaboração com Yola Pinto), SAS Orkestra de Rádios (em colaboração com Ana Trincão e Sónia Moreira) e ISAsoundbox (em colaboração com João Calixto). Criando também nas áreas das artes visuais, participa em exposições individuais e colectivas desde 2007. O seu trabalho foi apresentado em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Polónia, Holanda, Reino Unido, Itália, Suécia, Áustria, Estónia, Roménia, Brasil, Chile e Uruguai.