© João Dias

PARTIDA, LAGARTA, FUGIDA! – Atelier de Animação

Artista Convidado: JOÃO DIAS
21 > 25 MAR + 9 > 13 MAI 2022
E.B. 2.3. das Naus, Lagos

Meninas e meninos, está tudo pronto para a corrida mais endiabrada da história! As bancadas estão cheias de entusiastas, os bólides estão alinhados na linha de partida, as equipes estão confiantes na vitória, a pista está desimpedida. Ouve-se a contagem decrescente: partida, lagarta, fugida!

Através da realização colectiva de uma curta-metragem de animação, pretende-se conduzir uma experiência de iniciação às técnicas de animação em Stop-Motion, aos princípios da continuidade, planificação e montagem cinematográfica, e aos processos de sonorização de imagens em movimento.



João Dias (Faro, 1976) – Tem formação em fotografia e trabalhou como assistente do realizador Edgar Pêra de 1998 a 2009 e como montador do realizador Pedro Costa nos seus últimos filmes e projectos. É realizador dos filmes Operações Saal (2007), documentário sobre o programa de habitação SAAL que surgiu entre 1974 e 1975 em Portugal, vencedor do Prémio Midas – Festival Doc Lisboa, e O Verão (2010), curta-metragem de ficção, Prémio AIP de Melhor Fotografia – Indie Lisboa.