© Royal_Cine

CINECLUBE ESCOLAR

Artista convidada: Nathalie Mansoux / Royal_Cine
6 NOV, 4 DEZ, 15 JAN, 5 MAR, 9 ABR, 7 MAI E.B. 2.3 Tecnopólis

Prestando homenagem aos Cineclubes, espaços históricos de resistência, pensamento e encontro de pessoas, desafiámos a E.B. 2.3 Tecnopólis, em Lagos, a iniciar connosco um cineclube escolar, que será orientado e mediado pela realizadora Nathalie Mansoux / projecto Royal_Cine e que contará com a participação de duas turmas do 7ºano.

Ao longo de um ano lectivo serão realizadas 6 sessões de visionamento de filmes que marcaram uma parte da história do cinema – do cinema dos anos 40 ao cinema contemporâneo.
Cada sessão, acompanhada por uma folha de sala, será precedida por uma introdução teórica ao contexto histórico-cinematográfico no qual o filme se enquadra e será seguida, no final, por uma conversa participativa entre todos os intervenientes – alunos, professores e equipas Royal_Cine e Gymnasium, criando-se assim na escola, uma comunidade temporária de espectadores.


Nathalie Mansoux é autora-realizadora de filmes. Estudou antropologia social na Universidade de Paris X-Nanterre e no ISCTE, em Lisboa, cidade onde trabalha desde 2001.
Através da antropologia e da cinematografia, o seu trabalho pessoal explora a vivência humana, com as suas lutas e incertezas, no espaço de tempo transitório em que os territórios filmados se transformam noutros lugares, com diferentes valores, concretos e simbólicos.
Os seus filmes têm sido exibidos em vários festivais internacionais como Cinéma du Réel, FidMarseille, IndieLisboa (Via de Acesso – melhor longa-metragem portuguesa).
Trabalha também como formadora em oficinas de escrita, realização e sensibilização ao cinema, e colabora frequentemente com várias produtoras e com a Cinemateca Portuguesa como tradutora.

Filmografia
Il Sogno Mio d’Amore (doc., 100’, 2018), em co-realização com Miguel Moraes Cabral
Dom Fradique (ficção, 40’, 2017)
Deportado (doc., 67’, 2012)
Via de Acesso (doc, 82′, 2008)
De Paso por Juchitán, (doc., 26’, 2001), em co-realização com Pedro Fidalgo

Royal_Cine é um projecto de intervenção social com base no cinema e tem como objectivo criar práticas e experiências alternativas e complementares aos currículos e à oferta cultural no seio das comunidades educativas. Trabalhamos o cinema como linguagem artística, ferramenta de consciencialização, inclusão criativa e recurso de reflexão sociocultural de diferentes realidades. Procuramos actuar em contextos de desigualdade estrutural para alargar as possibilidades das crianças / jovens na utilização, consumo e apropriação crítica das formas de expressão e comunicação audiovisuais.