© Luís Martins

ATELIER EXPERIMENTAL DE LEITURA

Artistas convidados: Mónica Samões & José Pelicano
16 > 20 NOV, E.B. 1 Santa Maria

Tendo como ponto de partida o projecto de leituras encenadas com crianças Uma Cadeira na Montanha, queremos, neste atelier, convidar duas turmas de crianças do 3º e 4º ano a mergulharem connosco num espaço lúdico e criativo de experimentação das palavras e do som, onde o texto surge como veículo para uma discussão simples e cativante sobre a grande complexidade que envolve a linguagem, e onde as crianças assumem o lugar de intervenientes activos num processo de descoberta, captação e descodificação.


Mónica Samões estudou Línguas e Literaturas Modernas e frequentou ao longo dos anos diversos workshops de formação artística nas áreas de teatro, dança e voz e diversas formações na área da pedagogia e educação pela arte, tendo trabalhado com diversos encenadores e coreógrafos.
Integra a direcção da casaBranca AC onde tem vindo a desenvolver projectos de criação e experimentação dirigidos a crianças e jovens. É responsável pela direcção artística e mediação cultural do projecto Gymnasium (laboratórios de criação artística em contexto escolar) e pela programação infanto-juvenil do Festival Verão Azul.

José Pelicano é membro da casaB e seu colaborador regular desde 2009 na área do design, comunicação e criação. Trabalha em parceria com Mónica Samões na criação de projectos artísticos e pedagógicos para crianças, explorando léxicos e suportes distintos. Estudou arquitectura e assinou cenografia e adereços para produções de diversas estruturas de Teatro e Dança a par da concepção de diversos suportes de conteúdo gráfico, Vídeo, Som e Multimédia para eventos e produções de espectáculos.