© Susana de Medeiros

Atelier ARTES VISUAIS

Artista Convidada: Susana de Medeiros
15 > 27 MAI 2018
E.B. 1 Bairro Operário, Lagos

Realizados com uma turma do 4º ano de escolaridade, Susana de Medeiros dirige um conjunto de ateliers organizados como uma viagem aos quatro cantos do mundo que aliam ao questionar, à curiosidade sobre o que nos rodeia o saber-fazer a partir do universo das artes visuais. O corpo, os sentidos, a casa, a natureza, por exemplo são pensados, experimentados e reinterpretados a partir das obras de vários artistas plásticos – Lourdes Castro, Alberto Carneiro, Pablo Picasso, entre outros.


Mergulhar nas sombras – afinal a sombra pode ter cor
A partir do imaginário da artista plástica portuguesa Lurdes Castro construímos formas/ figuras a serem projectadas e manipuladas em pequenos teatros de sombra utilizando retroprojectores.

Como se constrói uma casa? – uma viagem pela forma como o espaço é habitado refletindo sobre a construção das casas daqui e em muitas outras partes do mundo
Um atelier de manipulação de materiais e de construção de volumes em que os participantes constroem em grupo uma casa utilizando vários materiais tais como cartão, papel, ramos, folhas, galhos, tecidos, entre outros.

Estórias da Terra – sedimentação / floração
A partir da obra de vários artistas: as obras sobre papel do artista português Alberto Carneiro (As Flores do meu Jardim), as pinturas dos povos aborígenes e muitos outros, vamos pintar utilizando várias terras e vegetais triturando-os e prensando-os.


SUSANA DE MEDEIROS – Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra e em Artes Plásticas pela actual ESAD_CR (anterior ESTGAD – Caldas da Rainha), é também bacharel em Belas Artes pela Universidade de Nottingham Trent, Nottingham, Inglaterra.
Frequenta várias (curtas) formações na área da dança contemporânea (com Madalena Vitorino, Clara Andermatt, Filipa Francisco, entre outras coreógrafas) e na área da cerâmica (no C.R.A.T no Porto, na Oficina de Angra, Angra do Heroísmo, Terceira, Açores em parceria com o A.R.C.O e a Universidade de Boston, e na Academia de Belas Artes de Riga – Departamento de Cerâmica, Letónia).
Desenvolve vários projectos de educação não formal em artes visuais e performativas e em cinema. Lecciona no ensino universitário. Integra as associações culturais Xerem (Lisboa) e Tertúlia (Aljezur).
Entre os locais onde desenvolveu projectos como artista plástica destacam-se Cuenca (Espanha), Maputo (Moçambique), Nottingham (Inglaterra), Nova Iorque (E.U.A.), São Petersburgo (Rússia) e Portugal.
Artista multidisciplinar (desenho, escultura, vídeo, fotografia e instalação), cujo trabalho procura lançar pontes entre diferentes linguagens e meios expressivos.