© Mónica Samões

Atelier MÚSICA

Artista Convidado: Pedro Augusto
19 > 21 OUT 2015 – E.B. 2.3. das Naus, Lagos

Exploração de diferentes abordagens à composição musical e, sobretudo, à maneira como ouvimos e até tocamos os nossos instrumentos.
Vamos olhar para eles e descobrir outros sons, usando técnicas e ideias menos convencionais, sempre com um olhar atento à história e à evolução da música mundial.
O trabalho inclui uma apresentação informal no final do atelier.



PEDRO AUGUSTO (Leiria, 1983)
Artista multidisciplinar estabelecido na cidade do Porto desde 2001. É licenciado em Artes Plásticas/Escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto e tem o Mestrando em Linguística (FLUP).
Tem desenvolvido actividade regular nas áreas da música electrónica (performativa), sonoplastia e produção, sob o alter-ego de Ghuna X. Já trabalhou com artistas e entidades nos mais diversos contextos, revelando uma faceta altamente versátil e sempre experimental.
Colaborou com Black Bombaim, Ana Deus, Alexandre Soares, Jonathan Saldanha, Vera Mota, Nuno Moura, Henrique Fernandes, etc, em diversos concertos e edições fonográficas. Desenvolveu bandas sonoras originais para peças de teatro com a Marionet (Coimbra) e para filmes de André Gil Mata e tem vindo, nos últimos anos, a produzir discos de outros músicos, como é exemplo Calhau!, Stereoboy ou Capicua.
É co-fundador do colectivo portuense Faca Monstro e da editora independente e diy Marvellous Tone, pelas quais edita usualmente os seus trabalhos. Trabalha como monitor da Digitópia – Serviço Educativo da Casa da Música e faz parte do Digitópia Collective, um ensemble de música electrónica.