Atelier FILOSOFIA com CRIANÇAS

Convidada: Rita Pedro
2 a 6 de Maio 2016 – E.B.1 Bairro Operário / E.B.1 Ameijeira, Lagos

“Se não havia nada, como é que Surgiu alguma coisa?”
“O que é que acontece quando morremos?”
“Porque é que uma árvore se chama árvore?”
“Quem é que inventou os nomes?”
“Porque é que o céu não acaba?”
“Porque é que eu existo?”
“Porque é que os pintores pintam?”

Oficinas que pretendem proporcionar às crianças experiências de pensamento e a construção de espaços de partilha, de interrogação e de problematização das ideias.

Na infância as crianças não dissociam o pensamento da vida. Cada ideia sua pode fazer-se acompanhar de um movimento inerente à própria existência humana, cada interrogação tende a constituir-se como uma vivência real, isto é, um movimento de forças que, pela sua natureza, pode vir a afectar o outro, convidando-o assim a participar e a entrar na mesma experiência de pensamento.

Numa sessão de Filosofia, tanto os adultos como as crianças são convidados a entrar nessa experiência do não saber, a arriscar novas formas de pensar e de perguntar. Em particular, trata-se de dar voz e expressão às perguntas metafísicas, ontológicas, existenciais, éticas e estéticas que habitam a Infância.

Proporcionar-lhes a construção desse espaço implica acolher e valorizar as suas ideias, escutar as suas perguntas sem querer julga-las como certas ou erradas, como forma de abrir o pensamento a novas formas de pensar, pensando aquilo que nunca tínhamos pensado antes.


RITA PEDRO (Lisbon, 1975)
Estudou Filosofia na Universidade Nova de Lisboa.
Desde 1999 dinamiza ateliers de Filosofia com Crianças, orienta formações de professores e lecciona seminários, nomeadamente na Escola Superior de Educação Maria Ulrich.
Durante 5 anos orientou diversos projectos na mesma área, dirigidos a crianças e jovens entre os 4 aos 18 anos, emigrantes e filhos de emigrantes de Cabo verde, no bairro da Cova da Moura.
Foi bolseira do programa Inovart em Cabo Verde, onde trabalhou com crianças de comunidades rurais e piscatórias também em FCC.
Actualmente é doutoranda sob orientação do filosofo José Gil pela Nova de Lisboa e a UERJ no Rio de Janeiro. Tem vários artigos publicados, capítulo de livro “A Filosofia vai à escola” editado pelo NEFI (núcleo de estudos filosóficos na Infância na UERJ (Brasil).
É co-autora do livro “Senão Havia Nada como é que Surgiu Alguma Coisa?” editada pelo Centro Cultural de Belém.