© Gustavo Ciríaco

Atelier ENTRE CÃES E LOBOS – CONSTRUÇÃO DE PAISAGENS IMAGINÁRIAS

Artista Convidado: Gustavo Ciríaco com a participação de:Sara Vieira Marques
15 > 18 OUT 2018
Escola Básica 1º Ciclo Bairro Operário, Lagos

Entre Cães e Lobos é um atelier de construção de paisagens entre a claridade e a escuridão a partir de relatos e descrições de paisagens que deixaram de existir, guardadas apenas nas memórias de pessoas muito velhinhas, e de paisagens de sonho, desenhadas e imaginadas por crianças muito jovens.
O atelier inspira-se nas horas do lusco-fusco e na luminosidade reduzida para investigar condições de visibilidade e modos de traduzir experiências de paisagem para a sala escura do teatro.
No trabalho a realizar com as crianças são utilizados diversos recursos, desde exercícios de desenho, construção de paisagens em papel, montagem de dioramas, jogos de sombra, de dança, de teatro e de um certo cinema artesanal para a criação de um rico repertório de imagens, de histórias e de paisagens.



Gustavo Ciríaco é um artista e coreógrafo nascido no Rio de Janeiro e residente em Lisboa. O seu trabalho faz convergir elementos da dança, do paisagismo, da arquitectura e das artes visuais, onde a materialidade do contexto, a sua partilha sensível e a ficção dialogam em interacção com a presença do público.
As suas obras foram já apresentadas internacionalmente em teatros, festivais, galerias, museus e centros de arte contemporânea na Europa, América do Sul, Central e do Norte, Ásia e Médio-Oriente.
Em Portugal o seu trabalho foi acolhido no Museu Berardo, Culturgest, Teatro Maria Matos, Alkantara Festival, TNDM II, Museu Fundação Serralves, Maus Hábitos, Walk & Talk Azores, Verão Azul, Galeria ZDB, Temps d’Images, entre outros.
Foi artista residente no Hemispheric Institute (Nova Iorque), Les Récollets (Paris), BCS (Taipei), PAR (Montevideu), Al Mammal Foundation (Jerusalém), Tokyo Wonder Site (Tóquio) e Mercat de Flors (Barcelona).
Realizou workshops e palestras em Saigão, Nova Iorque, Taipei, Lyon, Fortaleza, São Paulo, Lisboa, Porto, Ponta Delgada, Rio, Paris, Santiago, Tóquio, Ramallah, Paris, Madrid, Tóquio e Montevideu.