Atelier CERÂMICA

Artista Convidado: Ricardo Lopes
3, 10, 17 e 24 NOV 2017 - E.B.2.3 Tecnopólis, Lagos

Workshop que fará uma breve introdução à Cerâmica, uma forma de expressão tão primitiva quanto contemporânea, explorando a forma como acompanhou a história da Humanidade e dando a conhecer as particularidades da sua estética.

Num tempo em que as nossas mãos se convertem rapidamente em comandos de mundos virtuais e deixámos de reconhecer nelas o potencial e a habilidade para dar forma tridimensional aos nossos pensamentos e emoções, o contacto com o barro é ainda mais importante porque reaviva a capacidade de materializar coisas, de criar utilizando apenas uma destreza básica regulada por princípios simples.



Ricardo Lopes, ceramista oleiro, desenvolve o seu trabalho na área da Cerâmica Contemporânea a partir de técnicas tradicionais. Concluiu o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL em 2004. Realizou estágios na Polónia, França e Cabo Verde. Participou em diversos workshops sobre vidrados de efeitos especiais e técnicas tradicionais. Foi artista residente no Japão, China e maisrecentemente, na Índia.
Desempenha igualmente funções de professor de Cerâmica em diversos projectos educativos sob a forma de cursos e workshops em museus, escolas, ateliers, centros sociais e outras instituições públicas e privadas.