© Mónica Samões
© Mónica Samões

Atelier ANIMAÇÃO & CINEMA

Artistas Convidados: João Dias, Pollyanna Freire
9 > 13 MAI 2016 – E.B. 2.3. Tecnopolis, Lagos

Workshop de introdução à técnica de animação stop-motion e aos princípios da montagem cinematográfica, no final do qual as crianças irão produzir um pequeno filme de animação.

Serão apresentados roteiros pré-definidos que deverão ser planificados e produzidos frame a frame, através da fotografia digital, com material de recorte. Posteriormente estes frames serão animados e montados.

Através da concepção plástica de cenários e animação de personagens, temos como objectivo estimular a criatividade de cada participante ao procurar soluções diferenciadas para problemas de guião, imagem e movimento.



JOÃO DIAS (1976, Faro)
Tem formação em fotografia e trabalhou como assistente do realizador Edgar Pêra de 1998 a 2009 e como montador do realizador Pedro Costa nos seus últimos filmes e projectos.
É realizador dos filmes Operações Saal (2007), documentário sobre o programa de habitação SAAL que surgiu entre 1974 e 1975 em Portugal, vencedor do Prémio Midas, Festival Doc.Lisboa, e O Verão (2010), curta-metragem de ficção, Prémio AIP de Melhor Fotografia – Indie Lisboa.

POLLYANNA FREIRE (1982, São Paulo)
É formada em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e tem mestrado em Linguagens Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj).
Em 2015 foi selecionada para o Prémio EDP Novos Artistas, expondo coletivamente no Museu da Eletricidade, Lisboa. Em 2013 recebeu a Menção Honrosa no IV Certame de Desenho da Fundación Centenera Jaraba, Espanha.
Participou nas exposições Bolseiros e Finalistas do Ar.Co, Museu da Cidade, Lisboa, 2013 e 2014; Me, Myself and I, Fundación Centenera Jaraba, Madrid, 2013 e O pouco ou muito a diferença é pouca, curadoria de João Silvério, Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa, 2014.