© Miguel Cheta

Atelier A IMAGEM, TRAÇO A TRAÇO, GESTO A GESTO, PASSO A PASSO

Artista Convidado: MIGUEL CHETA
11 > 15 MAR 2019
E.B. 1 Bensafrim + E.B. 1 de Chinicato, Lagos

Vivemos num mundo invadido por imagens, onde fica o lugar para a imaginação?
Esta frase será o mote para uma viagem pelo processo de fazer, sentir e reflectir sobre as imagens. A conquista da imagem, o desejo de registar, parar o tempo, sempre foi uma ambição da humanidade – essa conquista foi tecnicamente cumprida e fortemente difundida. E agora? Onde ficou toda a magia que esta conquista banalizou?
Neste atelier vamos ter tempo para visitar alguns momentos do processo dessa conquista e, ao mesmo tempo, praticar exercícios de reflexão, experimentação e relação com o objectivo de criarmos ligações menos instantâneas com todo este processo de ver e fazer.
Desenho, fotografia, imagem e movimento serão processos por nós re-visitados…


Miguel Cheta é artista visual. Nasceu em Loulé em 1970 e acredita que a arte tem um papel fundamental na educação e integração social. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade do Algarve, frequentou o MobileHome – escola nómada e experimental de arte contemporânea. Tem participado em projectos educativos que cruzam Património, Educação com o processo artístico. Expõe regularmente, reflectindo no seu trabalho, enquanto ser social e político, a sua relação de proximidade com o território que ama e habita, este lugar periférico, paradigmático conhecido por Algarve.