Histórias à porta de casa

23 Abril 2017
Leituras em Voz Alta abertas à Comunidade (Jardim Botto Machado, Lisboa)
Instalação Sonora (Bairro do Castelo, Lisboa)

Evento que pretendeu, de forma simples e simbólica, juntar-se à celebração do Dia Mundial do Livro e comunicar o trabalho que foi desenvolvido com as crianças e adultos nos Ateliers Experimentais de Leitura, ampliando-o à comunidade e aos bairros.
Integrou a realização no Jardim Botto Machado (Campo de Santa Clara) de um dia de Leituras em Voz Alta abertas à comunidade e a criação no Bairro do Castelo de uma Instalação Sonora de leituras de excertos de livros realizadas com as crianças das Escolas do Castelo e Convento do Desagravo e também com alguns moradores.

© Mónica Samões

Leituras em Voz Alta abertas à Comunidade
Ocupando o Jardim Botto Machado como uma biblioteca ao ar livre, foram instaladas no espaço 4 caixas com livros que correspondiam a 4 temas: AMOR, VIAGEM, UTOPIA e REVOLUÇÃO. A cada um destes temas correspondia uma zona de leitura no jardim.
Quem estava ou passava pelo jardim foi convidado a escolher um livro para ler em voz alta – os livros tinham marcados os excertos que deveriam ser lidos, sendo que os leitores eram livres de selecionar outros excertos, se assim o desejassem. Eram também livres para determinar o tempo de leitura de cada livro.
Este dia de leituras integrou a participação de algumas crianças e adultos que fazem parte do projecto, vários alunos do 10º ano do curso de Teatro da EB2.3 Gil Vicente bem como de pais, familiares, amigos e várias pessoas da comunidade que visitavam o jardim.

Instalação Sonora
A criação da Instalação Sonora compreendeu um processo de gravação de leituras de excertos de alguns clássicos da literatura realizadas com as 2 turmas de crianças das Escolas do Castelo e Convento do Desagravo (2º e 4º anos) e com alguns moradores do Bairro do Castelo.
Este trabalho foi realizado nas próprias escolas, sendo que na Escola do Castelo contou com a participação dos adultos que, paralelamente às gravações dos seus textos, apoiaram e acompanharam as leituras das crianças.
A Instalação compreendeu a suspensão de pequenas caixas de som em varandas, janelas, árvores e fachadas de casas do bairro, num percurso circular ao longo do qual as pessoas deambulavam à medida que iam ouvindo as várias histórias.

Livros selecionados para gravação:
O Principezinho de A. S. Exupery
Moby Dick de Herman Melville
Alice no Pais das Maravilhas de Lewis Carrol
As Viagens de Marco Polo
Cláudio e Constantino de Luísa Costa Gomes
As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift
O Miúdo de Borís e Arkadi Strugatsky
O Feiticeiro de Oz de L. Frank Baum
Acerca do Infinito, do Universo e dos Mundos de Giordano Bruno
O Velho e o Mar de Ernest Hemingway
Fábulas de La Fontaine – O Amor e A Loucura
Histórias Assim de Rudyard Kipling
Peter Pan de J. M. Barrie
entre outros…