Ateliers Experimentais de Leitura

Os Ateliers Experimentais de Leitura pretendem desenvolver um modelo de estimulação no sentido de despertar e promover o acto de ler na criança, materializando uma dimensão intergeracional e colocando crianças e adultos como intervenientes activos num processo lúdico e partilhado de experimentação das palavras e do som.
Num ambiente protegido e livre de imposições e restrições convencionais, o que se propõe é a criação de experiências de leitura e a descoberta do mundo da linguagem e das relações que com ele se estabelecem, criando, suspendendo e reconstruindo significados e proporcionando experiências vinculativas com a palavra, o som e a música.
Assumem também uma dimensão mais ampla, visando revalorizar, afirmar e reforçar a criatividade inata da infância, proporcionando às crianças não só o exercício da sua actividade simbólica, como o desenvolvimento e a expressão livre da sua inteligência.

© Mónica Samões

Os Ateliers foram realizados com 2 turmas das EB1 Castelo e Convento do Desagravo (2º e 4º anos) e com o grupo de adultos seniores da Freguesia de Santa Maria Maior.
A sua estrutura foi desenhada de modo a promover, desde o início, a dimensão intergeracional transversal a todo o projecto: integraram zonas de trabalho realizadas com os grupos individualmente, zonas de trabalho colectivas (crianças + adultos) e sessões Pais & Filhos, onde as famílias foram convidadas a partilhar experiências de leitura com as crianças.


Em paralelo:
ATELIERS DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS
Dirigidos por Rita Pedro
Porque ler é pensar, foi dirigido um convite a Rita Pedro, perita em filosofia com crianças, para implementar nas escolas uma Oficina de Filosofia com Crianças, pretendendo proporcionar às crianças experiências de pensamento e a construção de espaços de partilha, interrogação e problematização das ideias.

© Gonçalo Dias