Rádio.Lab VAIVEM

De: Mónica Samões e José Pelicano
Escola EB 2.3 das Naus (Lagos, Portugal, 2012)

O Rádio.Lab VAIVEM é um laboratório / atelier que foi realizado na escola EB.2.3 das Naus com uma turma do 6º ano – 6º B. Centrado na pesquisa em torno dos múltiplos métodos de organização e composição da linguagem enquanto corpo gerador de significados, o Rádio.Lab propõe uma síntese entre a rádio, o som e a palavra, envolvendo e implicando as crianças durante duas semanas num processo lúdico de manipulação e (des)organização da linguagem, animado por ideias de aleatoriedade, repetição e decomposição semântica.
O Laboratório terminou com a edição de um objecto / registo sonoro de uma peça de rádio-arte apresentado informalmente aos pais e à comunidade escolar sob a forma de uma Instalação Sonora (disponível para audição na Biblioteca da escola até ao dia 8 de Novembro).
O processo e métodos de pesquisa deste espaço laboratorial apontam o caminho para a segunda iteração deste projecto, intitulada VAIVEM, a realizar com o mesmo grupo de crianças em Junho de 2014. Procurará dar corpo e materializar num formato de jogo / performance toda matéria linguística, sónica e ambiental explorada no Rádio.Lab.


Um projecto de: Mónica Samões e José Pelicano
Realizado com o 6ºB da Escola EB 2.3 das Naus: Amélia Gonçalves, André Figueiredo, Andreia Martins, Carina Mestrinho, Débora Batista, Domingos Fernandes, Gabriel Dias, Gonçalo Gomes, Inês Lourenço, Mariana Reis, Miguel Silva, Núria Germano, Raquel Pereira, Rodrigo Rodrigues, Ruben Pacheco, Sara Marques, Sara Rodrigues e Sofia Lima – e com a Professora Alexandra Leitão

Produção: casaBranca
Parceria: Escola EB 2.3 das Naus
Apoio: LAC – Laboratório de Actividades Criativas / LAR Galeria
Agradecimentos: Paulo Soares, Rute Domingos, Nuno Pereira, Ana Borralho & João Galante, Maria João Alcobia, Jorge Pereira

Um agradecimento muito especial a todas as crianças que integraram o projecto e a todo o corpo docente e funcionários da escola.