Onde é o Lá?

De: Mónica Samões e José Pelicano
Estreia: Clube Artístico Lacobrigense (Lagos, Portugal / 2014)
Duração: 35"

Onde é o Lá? surge na sequência do projecto de leituras encenadas com crianças Uma Cadeira na Montanha, assumindo-se como o seu reverso ou o seu lado contrário.
Mantendo os pressupostos de base do trabalho original enquanto objecto cénico, a proposta assenta numa reversão de papéis, criando uma pequena peça vocal que será protagonizada não por crianças mas sim por adultos (seniores), que, numa sala às escuras, irão ler uma história para crianças.
Partindo de uma ideia simples – oferecer uma experiência de leitura e experimentar o mundo da linguagem e as relações que com ele se estabelecem, o trabalho apropria-se do acto ancestral de contar uma história e coloca em diálogo e relação duas gerações distintas mas vinculadas de forma intrínseca, reforçando o papel simbólico dos pais dos pais enquanto espaço de memória.
O trabalho integra a realização de um workshop dirigido a adultos com mais de 60 anos e resulta numa apresentação final aberta à comunidade.


Um projecto de: Mónica Samões e José Pelicano
Espaço e Som: José Pelicano
Realizado com: 10/15 pessoas da comunidade local
Produção: casaBranca
Parceria: TEL – Teatro Experimental de Lagos
Apoio: Clube Artístico Lacobrigense, Câmara Municipal de Lagos, LAC – Laboratório de Actividades Criativas / LAR Galeria

A casaBranca é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura – Direcção Geral das Artes